“O DESPERTAR DO TIETÊ”, Novo Longa Metragem de PAULO CAMARGO, Pronto Para Estrear no Circuito Exibidor

“O DESPERTAR DO TIETÊ”, Novo Longa Metragem de PAULO CAMARGO, Pronto Para Estrear no Circuito Exibidor

19 de maio de 2020 Off Por admin

Novidade boa na 7a. arte, diretamente da Zona Leste de São Paulo, fruto da iniciativa do cineasta, professor e escritor PAULO CAMARGO, e seu COLETIVO PAULISSÉIA: O longa metragem “O DESPERTAR DO TIETÊ” já está pronto, e deve estrear muito breve para exibição pública!

(Imagem retirada do filme)

Sexto filme de PAULO CAMARGO, “O DESPERTAR DO TIETÊ”, é uma adaptação do livro com mesmo nome do próprio PAULO, publicado pela Editora Matarazzo este ano.

Roteiro, Livro e Direção de PAULO CAMARGO

PAULO fala do filme: “O Filme, assim como o livro, aborda e revela a identidade do Rio Tietê, narrado pelo estudante de jornalismo que decide fazer essa pesquisa, passando uma noite com seus amigos as margens, então ele deparar com algumas criaturas sobrenaturais que segundo alguns moradores antigos são verídicos: A Canoa Fantasma, que navega no rio sempre quando amanhece ou escurece, ou o Guardião

O Guardião

uma criatura feita de palha que surge nas águas afundando barcos e canoas e protegendo da caça. Esses jovens vão se aventurar, enfrentando fantasmas e descobrindo suas identidades. Também vai relatar sobre a Anhuma (Anhima Cornuta), uma ave em extinção que deu origem ao nome Anhembi.

.

TRAILER

A Direção e Roteiro são de PAULO CAMARGO, que conta com um grande elenco confirmado como Pascoal da Conceição, Guto Nunes, Valthinho Lopez, Zé Alberto Martins, Edy Santola, Richard Vitor, Bruna Ximenes, Pedro Henrique Silva, Randerson Barbosa, Nailah Fontes e um grande elenco.

O Projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São
Paulo, aprovado pelo Programa VAI 2019.

.

COLETIVO PAULISSÉIA

COLETIVO PAULISSÉIA tem como membro fundador PAULO CAMARGO

O grupo nasceu em 2013, Zona leste de São Paulo por meio da participação dos integrantes em reuniões políticas, em atividades educacionais, artísticas e culturais, entre eles; estudantes, professores e articuladores relacionados à literatura, teatro e cinema. Desde então o coletivo tem o objetivo de realizar vídeos com o intuito de discutir os problemas e soluções relacionados às condições históricas que a capital paulista se encontra.

O COLETIVO PAULISSÉIA em ação nas filmagens de O DESPERTAR DO TIETÊ

O significado do nome representa o próprio trabalho do coletivo, para fins de esclarecimento, o prefixo Pauli é a Cidade de São Paulo e sua passagem histórica; enquanto o sufixo sséia se inspira no poema de Homero a Odisseia, impregnado por batalhas em prol de um dever. No sentido aplicado pelo grupo, o dever é o de provocar mudanças por meio da arte. Em 2013 o coletivo iniciou um projeto Chamado DOC Lugares, com uma câmera COMPACTA fazia vídeos para a plataforma de Internet (YOUTUBE – link https://www.youtube.com/channel/UCUCafhNTUHgGzRa8kuMMmiw), narrando patrimônios históricos da periferia. Em 2014 participou do Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais e conseguiu com êxito para realizar um vídeo de 70 minutos que misturasse ficção com documentário, sobre uma Rua que famosa do bairro de Ermelino Matarazzo. Participou II Festival de Cinema SP Leste em Movimento e ganhou como Melhor Longa-Metragem, e com exibições e debates. Em 2015 o coletivo se escreveu novamente para o Programa VAI, que consistia em realizar Oficinas de Cinema em uma Escola para com crianças de 10 anos e um filme de Ficção com documentário sobre o Folclore do bairro. Em 2016, foi contemplado PROGRAMA VAI II, desta vez foi além, desenvolveu a OFICINA de Cinema Infantil, filme sobre a história do bairro Jardim Keralux, localizada próxima a linha férrea de trem, esquecida pelo público, mas desta vez com apoio da comunidade e dos artistas locais. Ambos foram exibidos em escolas, com debate sobre identidade cultural e histórica da região.

.

PAULO CAMARGO

PAULO CAMARGO em entrevista ao PROGRAMA KARIN GAMA (EZ CHANNEL)

Pedagogo e psicopedagogo. Começou sua carreira na adolescência de contador de histórias; Cineasta. Participou de filmes premiados “Luz nas Trevas,” de Helena Ignez e “Um Salve Doutor” de Rodrigo Sousa & Sousa. Roteirizou e Dirigiu; “Rua Dois (2014)”, “Jaguaporeruba (2015)”, “Conto das Estações (2016)”, “Entre Toques (2017), “O Despertar do Tietê (2020)”, ambos premiados como melhor roteiro. Está em produção de seu novo longa que tem estreia para 2022. Foi aluno do escritor e ator Flávio de Souza (Autor de Castelo Rá Tim Bum) no Curso de Dramaturgia Infantil na SP Escola de Teatro. Traduziu o livro para o espanhol de Emerson Alcalde – “A Massa” (2013). Escreveu um conto para o Livro cultura ZL pela editora EDICON (2013). Escritor dos livros: Animais e o Pequeno (2017), e o Príncipe das Marés (2018), ambos pela editora Matarazzo (2017), e o Despertar do Tietê (2020). Atualmente professor e fundador do Paulisséia que realiza intervenções artísticas. Como também tem um canal no YouTube com os projetos e filmes.

.

FILMOGRAFIA PAULO CAMARGO

Rua Dois (2014)

.

Ruínas (2014)

.

Jaguaporeruba (2015)

.

Conto das Estações (2016)

.

Entre Toques (2017)

.

E, agora, O DESPERTAR DO TIETÊ (2020).

Ah, já está em curso uma nova produção para 2022!.