Galeria

VANJA BONITA DO CANGAÇO BRASILEIRO, de NILSON FERREIRA, Volta ao Cartaz Em Julho, em Guarulhos

O espetáculo musical sertanejo, VANJA BONITA DO CANGAÇO BRASILEIRO, texto premiado de autoria do também ator e diretor Nilson Ferreira, entra novamente em cartaz no dia 8 de Julho, às 20 horas, no TEATRO PADRE BENTO, em GUARULHOS, onde cumprirá temporada até o dia 16, sempre aos Sábados e Domingos, no mesmo horário.

a a a vanja orico cartaz 1

A montagem da CIA NÚCLEO DO TOMBO, com apoio da COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO, traz um retrato bem humorado da historia de Vanja Orico que ficou conhecida por difundir a cultura popular de raiz através de sua interpretação marcante no cinema e na música popular de raiz, como, “Meu limão, Meu limoeiro”, “Sodade, meu bem Sodade” entre outras obras de grande sucesso.

a a a vanja orico a própria Vanja Orico

Vanja Orico, atriz e cineasta, falecida no Rio de janeiro em 2015 aos 85 anos, foi muito ativa em sua longa vida. Lutou contra a ditadura militar em Novembro de 1968, durante o enterro do estudante Edson Luiz, morto pela repressão, ela apareceu em uma cena marcante que ficaria na memória de inúmeros brasileiros: de joelhos, lencinho branco na mão, se pôs defronte aos carros do exército aos gritos de – “Não atirem, somos todos brasileiros!”

“…A história se inicia com a saída de Maria Bonita do filme “O Cangaceiro” de Lima Barreto. Ela só voltará para a película quando o próprio autor do filme, Lima Barreto escrever uma história que destaque os vários feitos que a sua intérprete Vanja Orico fez em vida…”

a a a vanja orico grupo caracterizado CIA NÚCLEO DO TOMBO caracterizada para o espetáculo

A partir desse momento as personagens da cultura popular vão surgindo em cena; Brincantes, Bufões, os Reis Arturos, a Kalunga, o Anjo Custódio, a Princesa Encantada, os Folguedos e Reisados pontuarão a história para mostrar a arte de Vanja Orico. A dramaturgia do texto tem como conceito a brasilidade, a originalidade da arte de Vanja Orico. A sua obra retrata de maneira singular o povo brasileiro. Os desejos, os infortúnios, a labuta do dia-a-dia, o gozar e o penar de quem vive nesse país continental, sempre com a alegria que se renova, em cada um de nós, a esperança de dias melhores.

O DIRETOR

a a a vanja orico nilson boa

Nilson Ferreira é formado pela Escola de Teatro Célia Helena, tem formação universitária em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu. Atividades desenvolvidas com MARCO ANTONIO RODRIGUES, CÉLIA HELENA, MYRIAM MUNIZ, BETHO SILVEIRA, RENATO BORGHI, TATIANA BELINKY, PAULO GOULART, NICETE BRUNO, J.R. CAPRAROLLE, IARA JAMRA, RAUL CORTEZ, BIBI FERREIRA, VANJA ORICO, RUY GUERRA, MILTON NASCIMENTO, JACQUES LAGOA, ANGELINA MUNIZ, PAULA MARTINS, entre outros. Atuante na vanguarda teatral na metade dos anos 80 na região de Mogi das Cruzes. Desde 1.998 exerce a função de Ator, Autor, Roteirista, Diretor de Teatro, também Arte-Educador na área de ARTES CÊNICAS em projetos sociais do governo do Estado e do Município de São Paulo; PROJETO CESP CRIANÇA NO CIRCO – ESCOLA ÁGUIA DE HAIA, FUNDO SOCIAL – CASA DA SOLIDARIEDADE, PROJETO EMIA CEU SÃO RAFAEL, INSTITUTO CRIANÇA CIDADÃ, COLÉGIO SILOGEU-SUZANO, ESCOLA YVES JACQUES COSTEAU-SUZANO.

PRÊMIOS:

Em 2.007 – SELECIONADO A PARTICIPAR DO CURSO DE ARTE FOLCLÓRICA BRASILEIRA PELO TEATRO BRINCANTE com a Supervisão de Antonio Nóbrega, Roseane de Almeida e Isabel com o Patrocínio da VOTORANTIN.

Em 2005 – PRÊMIO BNDES – Quintas Musicais – Espetáculo: VANJA BONITA DO CANGAÇO BRASILEIRO – Texto e Direção de Nilson Ferreira – Música “A Lágrima e o Rio” Especialmente Composta por: Milton Nascimento

CIA NÚCLEO DO TOMBO

CONTATOS: Fone: (11) 9 8752-9152, E-mail: nucleodotombo@gmail.com

TEATRO PADRE BENTO

a a a vanja orico teatro fachadaRua Francisco Foot , 03 – Jardim Tranqüilidade – Guarulhos, SP

a a a vanja orico teatro palco a a a vanja orico teatro platéia a a a vanja orico ensaio a a a vanja orico grupo no final a a a vanja orico cooperativa a a a vanja orico logotipo proac

Organizador:NILSON FERREIRA

Organizador de VANJA BONITA DO CANGAÇO BRASILEIRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *