1o. CONGRESSO BRASILEIRO DE DRAMATURGIA Começa dia 20

9 de novembro de 2014 Off Por admin

I CONGRESSO BRASILEIRO DE DRAMATURGIA, realizado em forma de uma parceria da Associação de Roteiristas (AR),Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), Associação dos Amigos dos Autores Teatrais (ATO), o Centro Brasileiro de Entidades Culturais (CBEC) e a Sociedade Brasileira de Autores (SBAT), acontecerá em São Paulo, no período de 20 a 23 de Novembro próximos.

1 Congresso Dramaturgia

O Congresso pretende reunir profissionais atuantes da dramaturgia relacionados a todas as mídias (teatro, cinema, internet e TV) e terá como eixo o debate das questões estéticas acerca da escrita dramatúrgica na contemporaneidade, além – e principalmente – da discussão sobre a profissionalização da categoria.

Por meio de oito mesas de debates, assuntos que fazem parte do dia-a-dia dos autores no Brasil serão trazidos à tona, e destrinchado por quem entende do assunto.

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Lauro Cesar Muniz será um dos debatedores

Mesa de Debates 01

A dramaturgia é a arte de compor e de dar forma a uma história e esse é o nosso ofício. Mas há pontos entre dramaturgos e roteiristas que precisam ser discutidos e aprofundados. O roteirista é antes de tudo um dramaturgo e é nessa perspectiva que essa primeira mesa, que abre o Congresso, vai caminhar provocando-nos a pensar.

Mesa de Debates 02

A LDA nos traz boas novas: um controle maior por toda execução e exibição pública da obra do autor. Com isso as arrecadadoras se veem obrigadas a prestar contas do que arrecadam de forma mais transparente. A Lei está em processo de regulamentação e é importante para nós, dramaturgos e roteiristas, termos conhecimento dos nossos direitos. Nada melhor que uma mesa formada por especialistas no assunto.

Mesa de Debates 03

Crise, essa é uma palavra constante no nosso dia a dia. Criar é necessariamente dar forma, abrir caminhos, conquistar espaços e transformar. O criador é antes de tudo um provocador. E essa inquietude nos leva a pensar também sobre uma crise criativa na dramaturgia. Ela existe? É fato? O que pode ser feito? Que caminhos seguir? Que espaços devemos ocupar? Nessa mesa temos a representação da criação brasileira, que além de nos falar sobre a crise – e sempre ela – nos levarão a pensar criticamente sobre novas propostas.

Mesa de Debates 04

Censura, palavra nefasta, caminho sem volta, que poda a criação artística e nos reduz ao nada. A ascensão conservadora da sociedade é um perigo que ronda a criação e nos faz pensar se ainda existe censura no Brasil. Hoje a classificação indicativa para os programas no audiovisual implica a limites numa sociedade democrática. Onde estão esses limites? Como adequá-los a realidade brasileira? Existe uma censura não oficial nas produções artísticas? Como atuar diante disso? Uma mesa que levanta questões através de dramaturgos e roteiristas que vivem isso no dia a dia.

Mesa de Debates 05

A dramaturgia tem a possibilidade de absorver e ressaltar as diversas linguagens em arte. A Música tem um papel fundamental na compreensão da dramaturgia e de roteiros audiovisuais. Sua importância é tanta que criamos uma mesa para discutir o papel que nossos compositores teem na dramaturgia. E como tratar os direitos dessas composições, que uma vez escritas especialmente para a dramaturgia, deveriam ter sua arrecadação feita pela Sociedade Teatral que os representa. Uma mesa repleta de sensibilidade, paixão e compromisso com a arte.

Mesa de Debates 06

O Brasil avançou muito nos últimos anos nas políticas públicas para a cultura. Mas todo esforço ainda é necessário para que essas políticas sejam um compromisso do Estado brasileiro para que o povo tenha acesso aos bens culturais. E além do mais, o que estamos fazendo para proteger as obras de nossos dramaturgos? Qual a política de preservação desses bens que são patrimônio cultural do povo brasileiro? Essa mesa tem por objetivo levantar essas questões e qual o indicativo para essas políticas.

Mesa de Debates 07

Muitas das vezes somos obrigados a assinar contratos por obra. Depois que nossos trabalhos são exibidos, como ficam os nossos direitos para novas exibições? A obra pertence ao autor. Mas nesse caso, podemos realmente dispor delas? Como ficam nossos contratos com produtoras e TVs? Quais são as nossas escolhas? Essa é uma boa pergunta para nos fazermos diante da intensa discussão dessa mesa.

Mesa de Debates 08

Uma mesa que discute e propõe que dramaturgos, roteiristas e artistas se unam em associação de ideias, de atitudes e de compromisso. Uma forma de luta pelos direitos autorais e de representação. Precisamos dessa representação para defender nossos direitos? A LDA prevê a associação em uma sociedade de gestão coletiva, principalmente para recolher direitos vindos do exterior. Como nos posicionamos diante disso? Juntos, podemos fortalecer nossas entidades. Nossas entidades juntas se fortalecerão muito mais. Com a palavra os representantes das entidades que organizaram esse Congresso.

 

PROGRAMAÇÃO – MESAS

21 de Novembro, das 9h às 11h – Mesa 1:

DRAMATURGOS E ROTEIRISTAS – pontos de Convergência

 

11h30 às 13h30 – Mesa 2:

LEI DIREITO AUTORAL – Uma Lei para todos os artistas

  • Marcos Souza – Diretoria de Direito Intelectual do MinC
  • Carol Kotscho – Roteirista e Escritora
  • Evaristo Azevedo – Advogado e Crítico de Teatro da APCA
  • Marcílio Moraes – Dramaturgo e Roteirista

 

Dia 22 de Novembro, das 9h às 11h – Mesa 3:

EXISTE UMA CRISE CRIATIVA NA DRAMATURGIA BRASILEIRA?

  • Alcides Nogueira – Dramaturgo e Roteirista
  • Aimar Labaki – Dramaturgo e Diretor
  • Aderbal Freire-Filho – Dramaturgo e Diretor
  • Marici Salomão – Dramaturga e Jornalista

11h30 às 13h30 – Mesa 4:

EXISTE CENSURA NO BRASIL, HOJE? – CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA E/OU PROIBITIVA?

  • Ricardo Hofstetter – Dramaturgo e Roteirista, Presidente da AR
  • Eduardo Benaim – Roteirista, Diretor de Cinema e TV
  • Lauro Cesar Muniz – Dramaturgo e Roteirista

15h às 17h – Mesa 5:

MÚSICA PARA TEATRO, CINEMA E TV: COMO TRATAR  ESSES DIREITOS?

  • Ilo Krugli – Dramaturgo, Diretor do Grupo Vento Forte
  • Caique Botkay – Compositor e Músico
  • Martin Eikmeyer – Músico e Compositor

17h30 às 19h30 – Mesa 6:

POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO À DRAMATURGIA

  • Alfredo Manevy – Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
  • Cecília Boal – Presidente do Instituto Augusto Boal

Dia 23 de Novembro, das 9h às 11h – Mesa 7:

OS CONTRATOS ENTRE PRODUTORAS E ROTEIRISTAS – QUAIS SÃO AS NOSSAS ESCOLHAS?

  • Thiago Dotori – Cineasta, Presidente da AC – Autores de Cinema
  • Eneida Soller – Presidente do CBEC – Conselho Brasileiro de Entidades Culturais
  • Vanisa Santiago – Advogada especialista em Direito Autoral
  • Victor Drummond – Advogado e Associação dos Intérpretes

11h30 às 13h30 – Mesa 8:

ASSOCIAÇÕES EM ASSOCIAÇÃO – UMA PROPOSTA PARA O FORTALECIMENTO DE DRAMATURGOS,  ROTEIRISTAS e ARTISTAS

  • Ricardo Hofstetter – Roteirista e Escritor, Presidente da AR
  • Lauro Cesar Muniz – Dramaturgo e Roteirista
  • Aderbal Freire-Filho –Diretor e Presidente da SBATIvam Cabral – Ator, Dramaturgo, Presidente da ATO – Associação dos Amigos dos Autores
  • Dinovan Oliveira – Advogado da SP Escola e da ATO
  • Thiago Dotori – Roteirista e Presidente da AC
  • Eneida Soiller – Presidente da CBEC

15h às 18h30 – Grupos de Trabalho – Apresentação de propostas Plenária para votar moções, propostas e documento final do Congresso

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Aderbal Freire-Filho é um dos debatedores.

ORGANIZAÇÃO DO CONGRESSO

  • Ivam Cabral – Diretor da SP Escola e Presidente da ATO
  • Lauro Cesar Muniz – Conselheiro da SP Escola e membro da SBAT
  • Dinovan Oliveira – Advogado da SP Escola e da ATO
  • Mario Sergio Medeiros – Coordenador da SBAT e Vice Presidente da AT
  • Ricardo Hofstetter – Presidente da AR
  • Eneida Soller – Presidente da CBEC
  • Thiago Dottori – Presidente da AC
  • Tuinho Schwartz – Produtor Executivo
  • Constança Carvalho – Diretora da C&M Eventos
  • Marici Salomão – SP Escola de Teatro
  • Newton Canito – Ex Presidente da AR
  • Marcio Aquiles – SP Escola de Teatro
  • Juca Ferreira – Secretário Municipal de Cultura
  • Alfredo Manevy – Secretário Adjunto de Cultura
  • José Luiz Herência – Diretor do Theatro Municipal e Praça das Artes
  • Fábio Maleronka – Programação de Eventos
  • Gabriela Fontana – Eventos
  • Luiza Thesin – Eventos

Logo-Sbat-100 Sociedade Brasileira de Autores

Objetivos:

O I Congresso Brasileiro de Dramaturgia tem como objetivos:

  • Discutir os caminhos da dramaturgia brasileira através do ponto de convergência entre dramaturgos e roteiristas;
  • Discutir e levantar questões acerca da profissão do dramaturgo e sua regulamentação;
  • Discutir a Lei do Direito Autoral e sua importância numa associação de Gestão Coletiva;
  • Discutir as relações de trabalho e contratos feitos entre produtores e dramaturgos e produtores e roteiristas, visando o fortalecimento da categoria;
  • Discutir os mecanismos de controle na TV aberta, que acabam levando à censura;
  • Discutir sobre a censura imposta as produções por patrocinadores, que não aceitam associar sua marca a autores ou a temas polêmicos na dramaturgia;
  • Discutir Políticas Públicas de apoio à Dramaturgia;
  • Discutir a crise na dramaturgia e caminhos mais criativos para o audiovisual;
  • Discutir de forma propositiva a parceria em associação das diversas associações de autores junto à SBAT – Sociedade Brasileira de Autores;
  • Lutar pelo fortalecimento da SBAT, Sociedade quase centenária, de reconhecido e relevante valor cultural para a Dramaturgia Brasileira – a primeira Sociedade de Gestão Coletiva da América Latina.

Para ver a programação completa, clique aqui

SERVIÇO:

LOCAIS DO CONGRESSO

20 de novembro – Sessão de Abertura – Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n

21 a 23 de novembro – Sessões Painel e Mesas – Praça das Artes – Av. São João, 281

21 e 22 de novembro – Projeção de Filme – Cine Olido- Av.São João, 473

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LOCAL E HORÁRIOS SECRETARIA

Pessoal de apoio uniformizado com camiseta do evento fará o credenciamento dos inscritos.
Será exigido o uso do crachá para acesso às atividades.

Praça das Artes – Horários de funcionamento:
Dia 20 das 15h às 19h
Do dia 21 ao dia 23 das 8h00 às 13h30 e das 15h às 19h

 

CERTIFICADO

Os certificados de participação estarão disponibilizados no site do Congresso, a partir do dia 24 de novembro, a todos os inscritos.

INFORMAÇÕES:

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Apoio e Patrocínio: Rede Globo de Televisão e Secretaria de Cultura do Município de São Paulo